Muitas mulheres entram em contato comigo para dizer o quanto admiram o meu trabalho. Como gostam da delicadeza das minhas fotografias e que até se inspiram em alguns retratos em fotos pessoais.
Muitas delas não conseguem agendar uma data para a sessão, ou nem chegam a falar comigo pois sentem um bloqueio.
Este bloqueio tem nome: timidez.
Claro, há diversas barreiras sociais para este tipo de trabalho artístico.
O que os outros vão pensar?
O que o namorado/marido vai dizer?
O que a família vai achar?
Os questionamentos não acabam, a maioria deles ecoam para sempre.
Por isso, acredito que o ensaio sensual não só tem fins terapêuticos. Obviamente que você mulher, sempre vai se sentir mais bela e confiante após ver o seu resultado do ensaio. Mas é preciso estar consciente e saber que suas decisões devem agradar somente a si mesma, se surgir o interesse apenas para agradar o próximo(opinião alheia ou o seu companheiro) pare por aqui.😣O bem quem faz não é o fotógrafo, é você consigo mesma. Querer ter novas experiências, participar de uma sessão para enaltecer a beleza que há dentro de ti é uma excelente ideia. Mas ela precisa ser uma ideia que partiu de ti, e não de um agente externo.Ok?! Então vamos lá!
Separei 4 dicas importantíssimas para ajudar a vencer a timidez durante a sua primeira(ou não) sessão fotográfica de sensual, boudoir ou nu artístico.
1ª Dica
Conheça bem o profissional antes de agendar a sessão.
Conhecer com quem vai fazer o ensaio é muito benéfico, ajuda a criar um vínculo entre você e o profissional especializado. Conversar com ele, entender suas motivações e pedir para que o profissional explique como funciona sua sessão pode ser essencial para a qualidade do trabalho final. Como em todo meio artístico profissional, há aproveitadores. Na fotografia não é diferente. Nesta área (sensual ou não) há diversos "profissionais" mal intencionados. Um dos passos importantes é conhecer o histórico do fotógrafo com quem vai fazer a sessão. Antes de falar com o mesmo (ou enquanto o contata), entre em contato com algumas modelos/clientes com quem ele já fotografou, muitas das vezes no Instagram do fotógrafo há a menção ao perfil destas clientes. Muitas delas, caso ainda tenham vínculo com o fotógrafo, podem de fato recomendar o trabalho dele.
2ª Dica
Leve um(a) acompanhante ao ensaio.
Convide uma amiga, sua mãe ou qualquer outra pessoa que passe confiança pra ti. Isto vai te ajudar muito durante a sessão para sentir-se mais segura e confiante.
A sua emoção, seus sentimentos, refletem nas fotografias e tudo isso conta para fluir um ensaio leve e confortável.
Já ouvi relatos de alguns fotógrafos exigir que a modelo pose sozinha, sem companhia, pois na visão deles "atrapalha" ter alguém observando.
Isso é mentira!😠
Se a sessão é profissional, ele pode fazer um trabalho publicitário com diretor de arte, maquiadora, hairstylist sem estes profissionais atrapalharem. Então, não há a menor chance de uma companhia da cliente ser um empecilho.
3ª Dica
Conheça a locação aonde será o ensaio.
Muitos fotógrafos não trabalham com estúdio próprio, pelo contrário, a maioria dos fotógrafos de sensual lifestyle e boudoir, preferem locar um espaço específico. Assim ele pode ter os melhores cenários e dos mais variados ambientes e conseguir manter um estilo único para cada cliente sem repetir temas e estéticas de ensaios anteriores.
4ª Dica
Sugira sua própria temática ao profissional.
Muitas mulheres que já fotografei tiverem resultados incríveis e super sexy sem ao menos ficarem semi-nuas na sessão fotográfica.
O clássico Lingerie e acessórios de sexy shop são um mito.
Muitas vezes eles não condizem com o seu estilo, e talvez seja muito melhor para a temática de outra pessoa.
No caso, o profissional precisa de um norte: Enviar algumas fotografias de referência pode ser uma ótima ideia. Principalmente se forem do próprio fotógrafo.
Como assim?!🤔
Eu explico. 😉
Muitas vezes peço as clientes que escolham 3 fotografias minhas do meu Instagram e enviem para mim.
Caso não me conheça, pode acessar meu feed por AQUI.
Explico a elas que, estas fotografias que irão me mandar, precisam ser o tipo de trabalho com que elas se identifiquem. Assim eu sei se a cliente é uma pessoa mais delicada ou ousada, um estilo mais casual ou formal, ou se o ensaio dela fica melhor em ambiente externo ou interno.
E claro, sempre bom saber exatamente quais roupas escolher e mostrar ao fotógrafo quais os looks que pretende levar.
Mas NUNCA envie fotos vestida com as roupas, no caso é preciso apenas que o fotógrafo veja o look em um cabide ou esticadas sobre alguma superfície (mesa, tapete, cama e etc) com bastante iluminação e de preferência luz natural. O fotógrafo não precisa ver o look em ti, apenas saber quais as texturas e cores que ele vai trabalhar no ensaio. Pois cada locação tem suas paletas de cores e texturas aplicadas.
Saber os looks antes do ensaio garante a qualidade também na escolha da locação e o resultado fica muito mais harmônico.
O post te ajudou a entender um pouco mais sobre como vencer a timidez durante a sessão fotográfica?
Espero de coração que sim. 😊
Muitas mulheres tem o sonho de se verem mais sensuais, sexys e enigmáticas por um book sensual.
Se quiser bater um papo, tirar uma dúvida ou só me dar o feedback sobre meu trabalho, me contate por aqui ó.
Por aqui há todas as informações de contato e vou te responder assim que as ler. 😉
Abraços.